ERASMUS+ Escolar 2019/2020 – Cefalù

ERASMUS+ Escolar 2019/2020 – Cefalù

As Artes e a Mecânica da  Emídio Navarro na Sicília

Entre 17 a 23 de Novembro, realizou-se em Cefalù/ Sicília, um encontro ao abrigo do programa ERASMUS+ /  Job Shadowing, com a participação das professoras Amélia Diaz e Carla Craveiro, respectivamente, dos Cursos Profissionais de Mecânica  do Departamento Disciplinar das Artes Visuais da ESEN.

A 18 de Novembro, iniciou- se a visita ao “Liceo Artístico de Cefalù “, escola italiana de referência, no âmbito das Artes Visuais.

Esta visita foi acompanhada, por alguns professores desta escola, que preparam uma receção calorosa às professoras portuguesas.

Esta escola destina – se a alunos dos 13 aos 18 anos, que depois de terem um currículo de dois anos, mais generalista no âmbito das Artes, aprofundam por opção dos próprios alunos ( três anos), as áreas de Arquitetura e Ambiente; Design de Cerâmica; Design de Metal; Design de Madeira;  Design de Tecido e Audiovisual e Multimedia.

Da visita resultaram ideias de partilha de experiências, entre as duas escolas, pensando- se inclusivamente, na realização de um projeto de intercâmbio, na área do Design de Moda, de forma a que os nossos alunos realizassem algumas propostas de vestuário, desenhadas por eles, para execução nesta Escola de Cefalù.

Este projeto seria complementado, com a criação de peças de bijuteria , criadas pelos alunos de Artes e executadas pelos alunos de Mecânica Auto, na ESEN, sobre a temática do Automobilismo.

Os dias vividos nesta Escola, foram de um enriquecimento extraordinário,  tanto a nível pessoal como profissional, pois desde os professores aos alunos, sempre se disponibilizaram a exemplificar e a ensinar – nos, técnicas que usam e que podem ser aplicadas na nossa escola.

Experiência especular!!!

Amélia Diaz e Carla Craveiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.