Critérios de Avaliação 2019/2020 – Comunicado APEDAC

Critérios de Avaliação 2019/2020 – Comunicado APEDAC

Caros pais e Encarregados de Educação

Na sequência das alterações aos critérios de avaliação ocorridos no presente ano letivo e dada a importância do assunto, a pedido da direção do agrupamento vimos por este meio informar das alterações introduzidas, sendo que é importante que os pais e EE, leiam os documentos disponibilizados quer no site do agrupamento (http://aeen.pt/) , quer no site da APEDAC (https://apedacalmada.wixsite.com/apedac/blog). [1]

Com o novo sistema de avaliação pretende-se diversificar os elementos de recolha de informação de suporte à avaliação como, por exemplo, os testes, as questões da aula, relatórios, trabalho de projeto, etc.

Estes novos critérios visam o desenvolvimento de todas as áreas de competência consideradas importantes no perfil do aluno à saída do secundário, a saber:

A- Linguagens e textos;

B- Informação e comunicação;

C- Raciocínio e resolução de problemas;

D- Pensamento crítico e pensamento criativo;

E- Relacionamento interpessoal;

F- Desenvolvimento pessoal e autonomia;

G- Bem-estar, saúde e ambiente;

H- Sensibilidade estética e artística;

I- Saber científico, técnico e tecnológico;

J- Consciência e domínio do corpo.

As competências supramencionadas são avaliadas em todas as disciplinas, variando os descritores e a ponderação.[2]

Em cada disciplina, o professor avalia os alunos de acordo com cada área de competência, cuja ponderação, difere de disciplina para disciplina.

Por exemplo:

  • A competência linguagem e textos, na disciplina de português é de 45% e na disciplina de história é de 10%.
  • A competência consciência e domínio do corpo, na disciplina de matemática é de 5% e na disciplina de educação física é de 40%.

Os descritores por áreas de competência, também variam conforme a disciplina, por exemplo:

  • os descritores da área de competência linguagens e textos da disciplina de ciências naturais consiste na análise de textos ou outros suportes com diferentes pontos de vista, concebendo e sustentando um ponto de vista próprio e em expressar com clareza e rigor científico, oralmente e por escrito, factos, opiniões, conceitos e teorias;
  • os descritores da área de competência linguagens e textos da disciplina de matemática consistem em conhecer e compreender os procedimentos, técnicas, conceitos, propriedades e relações matemáticas e utilizá-las em contextos diferentes.

Até ao final do ano letivo todas as competências serão avaliadas. No entanto, o professor não tem de avaliar todas as competências nos diferentes elementos de recolha de informação. Deve, sim, indicar em cada instrumento de avaliação quais são as competências que estão a ser avaliadas. Ou seja, em cada elemento de recolha de informação, que pode ser um teste, uma ficha de trabalho, uma questão da aula, etc., o professor indica ao aluno as áreas de competência e a classificação obtida em cada uma delas.

O Professor entrega, ainda, ao aluno uma ficha de registo de autoavaliação, por cada disciplina, onde este deverá registar o instrumento de avaliação, a área de competência analisada, as dificuldades que sentiu, o que pode fazer para superar as dificuldades, bem como a avaliação final do semestre esperada.

Pretende-se, com a ficha de registo de autoavaliação, que o aluno, o professor, os pais e encarregados de educação tenham em qualquer altura do ano letivo informação sobre a aprendizagem, permitindo identificar e melhorar as competências onde o aluno tem mais dificuldades e necessita melhorar.

Com os novos critérios de avaliação, pretende-se encontrar a melhor forma e os recursos mais eficazes para todos os alunos aprenderem, de modo a traduzir a aprendizagem numa apropriação efetiva dos conhecimentos, das capacidades e atitudes trabalhadas em conjunto e individualmente, permitindo desenvolver todas as competências previstas no perfil do aluno ao longo da escolaridade obrigatória.

2019.12.10

P´la APEDAC

(Associação de Pais e Encarregados de Educação Escola Dom António da Costa )

 

[1] A presente informação não dispensa a consulta desses documentos.

[2] ver documentos http://aeen.pt/home/?p=2248

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