Dia Internacional das Matemáticas

Dia Internacional das Matemáticas
Este trabalho foi elaborado para celebrar o Dia do Pi (março,14) e a primeira celebração oficial do dia Internacional da Matemática que tem como tema “A Matemática está em toda a parte”.

Descrição: sobre o traçado de uma espiral bicêntrica dispôs-se parte da dízima do número π.

Optou-se por uma espiral, de entre muitas, por estar representada na natureza, nas invenções e em construções feitas pelo homem, ao longo dos séculos.

Para este trabalho, contou-se com a preciosa colaboração dos alunos para a construção dos algarismos que tiveram por base as medidas de um retângulo de ouro e materiais recicláveis.

Notas:

O número Pi (π) é definido como sendo a razão entre o comprimento da circunferência e o comprimento do seu diâmetro (na mesma unidade de medida). É também um número irracional e um número transcendente.

O Número de Ouro (φ) é um número irracional que nos surge numa infinidade de elementos da natureza na forma de uma razão.

O retângulo de ouro corresponde a um retângulo cujo comprimento do lado maior dividido pelo comprimento do menor lado, na mesma unidade de medida, é o número de ouro.

Exemplos de espirais: espiral de fibonacci, espiral sinosoidal, espiral logarítmica, espiral de Fermat,  espiral arquimediana, espiral de Cornu ou clotoide,  espiral hiperbólica, Espiral esférica, espirais policêntricas.

Versão portuguesa da mensagem da Diretora-Geral da UNESCO por ocasião do Dia Internacional das Matemáticas que se celebra amanhã, dia 14 de março pela primeira vez.

AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.