Monitorização E@D AEEN – EE – maio2020

Monitorização E@D AEEN – EE – maio2020

Questionário para Encarregados de Educação

Exmo. Sr. Encarregado de Educação

O Agrupamento de Escolas Emídio Navarro colocou um formulário na sua página eletrónica destinado ao Srs. encarregados de educação. Este formulário tem como objetivo a recolha da informação possível no que diz respeito às implicações pedagógicas e tecnológicas durante o acompanhamento ao seu educando neste período de isolamento social a que nos vimos obrigados no combate à Covid-19.

Neste contexto, há uma nova relação ensino-aprendizagem que veio modificar profundamente a organização do sistema educativo português e, em concreto, as práticas pedagógicas no nosso Agrupamento. Daqui decorrem, obviamente, constrangimentos de diversa natureza, uns surgidos a partir da utilização de ferramentas tecnológicas por todos os membros da comunidade escolar e, outros, decorrentes do próprio confinamento social. Esses constrangimentos não desaparecerão de imediato mas constituem fatores de fragilização na aprendizagem e consolidação dos conteúdos escolares.

Face a esta situação e perante uma nova relação pedagógica, de ensino a distância, na qual os encarregados de educação são parte interessada e inalienável, convidamo-lo a responder ao formulário.

Almada, maio de 2020

O diretor

(António Neves)

26 Comments

  1. Boa tarde,
    Não pude responder os questionários no prazo determinado devido à um problema com a conta do meu gmail. Hoje consegui resolver e recebi a notificação do questionário. Há alguma forma de eu conseguir resolvê-lo?
    Uma ótima semana, Obrigada.

    1. Boa tarde,
      Neste momento já não é possível responder ao questionário relativo à opinião sobre os mese de abril e maio.
      Em julho será disponibilizado novo questionário para recolher a opinião sobre o mês de junho. Poderá participar nessa altura.

  2. Boa tarde
    Devido a toda a situação, que até aos dias de hoje, não se sabe muito… ter esperança que tudo passe o mais rápido possível. Contudo, nesta nova vida, temos individualmente a responsabilidade em poder fazer o melhor e mantermo-nos em segurança!
    No geral, temos conseguido adaptarmos-nos aos novos métodos. É verdade que tem que existir esforço de ambas as partes. Existe a falta da socialização, do ensino presencial, das actividades extra curriculares, da liberdade…
    Mas, no nosso caso todo o apoio e trabalhos efectuados têm sido realizados, existe abertura fase ao aluno/professor.
    Desejamos muito o dia a dia, de volta. Até lá dar o nosso melhor aos nossos filhos. Obrigada

  3. olá bom dia.para minha filha essa situação é tão complicada porque somos novos aqui também não entendemos o bom português.ela sentia muita falta da professora. algumas vezes não podemos ajudá-la, então ela disse que se eu estivesse na sala de aula professor me ajude por isso. então essa situação é complicada para nós

  4. Já respondi ao inquérito sobre o ensino à distância. Senti que durante este tempo ouve algum “relaxamento” talvez seja o termo por parte de alguns professores seja por não dominarem as novas plataformas seja porque não me pareceram muito empenhados… Este ensino claramente não substitui o presencial. Acho que podem dar aulas continuando o mesmo horário presencial mas nas novas plataformas. Custa mas faz-se. Existem disciplinas que carecem de trabalho diário seja matemática, física e Geometria Descritiva. É necessário haver mais exercícios e respetivas correções…

  5. A situações um pouco conplicadas,porque o meu filho,se eu nao estiver ao pe dele ele nao faz quase nada,pk se distrai com tudo…sente a falta de conviver com os amigos mas pessoalmente,vai falando pelo o meu tlm assim como os trabalhos,e quando necessario imprimir tenho que imprimir fora de casa…mas mas esperenos que em breve as coisas muden e eles possam voltar a vida que estavam habituados,mesno com alguns cuidados…

  6. Não tenho dúvidas relativamete aos esforços e à dedicaçao que foram necessários para implementar este tipo de ensino, em tão curto espaço de tempo e garantir que os nossos alunos pudessem continuar o seu ano lectivo, dentro da normalidade possível.

    Obviamente que há constragimentos, mas são tempo de mudança e adaptação a novos métodos. No geral acho que está a correr bem, na medida em que a minha filha é aplicada e organizada e gosta de cumprir os objectivos e métricas que lhe são atribuídas, mas fico um pouco desconfortável com o nível de prepararção que terá para integrar o próximo ano lectivo (10ºAno). Nada substitui o contato directo com o professor e o ambiente de saula de aula.

    Também não nos podemos esquecer que estamos a falar de crianças e adolescentes, que foram privados dos seus contactos sociais com o seus amigos e professores e essa componente é fundamental para o seu desenvolvimento, quer a nível pessoal, quer a nível de aprendizagem.

    Esperemos que o próximo ano lectivo, possa decorrer de forma presencial e em segurança.

  7. O ensino online está a correr bem,mais penso e o meu educando também que nada substitui as aulas presenciais..pois ao está na escola não aprendem só a disciplina em si..aprendem a conviver,partilhar,respeitar opinião,discutir e desenvolver ideias com pessoas da mesma idade..

  8. Bom dia nada se compara as aulas com a professora a minha filha gosta da escola nao tem dificuldades na aprendizagem mas enfilismente sinto a um pouco desmotivada mas para mae tb. Nao temos computador temos inviados trabalhos por telemovel tem sido complicado

  9. Acho que nada substitui a presença de um professor(a) na sala de aula.Estamos a viver uma situação nova e temos que nos habituar mas não é nada fácil. E vejo a minha filha um pouco desmotivada.Agradeço o esforço da professora tem sido incansável mas mesmo assim para mim é mt complicado.

  10. Esta a ser complicado porque a certas coisas que eu própria já não me lembro nem consigo e não estou a conseguir ajudar a minha filha mesmo complicado, tenho que arranjar alguém que a possa ajudar

  11. Boas tarde
    Esta situação foi apanhada de sopresa para todos, uma vez que eu não acompanhava o meu educando dia todo esta a ser muito difícil, ele com manias de fazer que não é assim, e porquê a professora não mandou fazer assim, que não é como eu quero , etc…
    Esta a ser muito complicado, e estou a trabalhar quando chego cansada, e sem muita paciência, ele quer conversa e brincadeira, e muita preguiça, tudo desvia atenção do estudo, e sentirem preso e com medo de a adoecer, esta a ser uma experiência horrível. Obrigada

  12. Estou com o mesmo problema, submeti uma vez, de um educando e agora não consigo submeter outra vez, de outro educando. Obrigada.

  13. Tem sido muito complicado gerir o tempo e so um computador com 3 crianças, até porque tive de fazer obras e tem sido bastante complicado. Espero que esta situação seja ultrapassada brevemente pois as vezes a internet tem várias falhas e eu também nao tenho muito tempo para ajudar as tarefas.

  14. Percebi que essa nova modalidade requer uma dedicação maior por parte dos miúdos e das famílias. São conteúdos novos que devem ser pesquisados e exige assim um esforço maior. Temos de nos adaptar e ajudar nossos filhos.

  15. Boas.

    Falta de feedback por parte dos professores.
    Preciso que foi e ainda é um processo de adaptação, mas sinto falta de acompanhamento .

    João Ribeiro

  16. Boa tarde
    No meu caso a minha filha teve e tem mais dificuldades devido à dislexia na escola era mais acompanhada. Apesar de todo o esforço que a professora do ensino especial faz. Mas para este tipo de alunos é complicado terem que estudar sozinhos. No entanto acho que para uma primeira vez até não está a correr mal.

  17. Boa noite
    Estou com o mesmo problema de outro encarregado de educação. Como respondo pelos 2 filhos sendo que são de turmas diferentes??
    Aguardo esclarecimento
    Obrigada
    Ana Teresa

  18. Boa noite!
    ta cada dia mais difícil,to meio perdida pq sempre tem que mudar de aplicativo e ta confundindo a cabeça do meu filho as vezes nem ele percebi e fica cheio de dúvidas…

  19. É mais qhe sabido que o acompanhamento que os alunos têem na aula não é substituível.
    Como era de esperar, o ensino à distância faz com que os professores não consigam avaliar o aluno devidamente e ao mesmo tempo o aluno também não consegue captar com a mesma qualidade do que em aula.
    Contudo na minha perspetiva os alunoa têem a obrigação de ser capazes de se esforçar para uma adaptação a circunstâncias como estas!

  20. Boa tarde, tenho dois filhos a frequentar a Emídio Navarro, já respondi ao questionário sobre o ensino à distância relativamente a um filho, quando vou para responder sobre o outro filho, porque as respostas não são iguais, não me deixa e diz que já respondi. Obrigada.

  21. Bom dia.
    Percebi que com esse tipo de ensino perdeu-se um pouco da qualidade no acompanhamento de alguns tópicos.
    Percebi que minha filah quando tinha dificuldade com algum exercício ficava frustrada pela demora de resposta e dificuldade em entender sozinha o que a fez recorrer a amigos e internet e algumas vezes isso não se resolvia.
    Mas são casos pontuais que acredito ser fácil de resolver se for criado um padrão para os professores, alguns dão efetivamente aulas on line, em alguns casos apenas se passam os exercícios sem aquele tempo de contato entre os alunos e os professores.
    No geral o ensino está correndo bem, esse pormenor sendo resolvido acredito que minha filha não deve perder muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.