16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação

16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação

16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação, uma comemoração criada pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) em 1981, que tem como objetivo chamar a atenção para os problemas relacionados com a alimentação e a nutrição, procurando medidas efetivas para combatê-los.

As restrições devido à pandemia COVID-19 tornaram o acesso aos alimentos e aos rendimentos ainda mais difícil para as famílias vulneráveis, com os preços a subir e os ordenados a descer na maioria dos países que já estavam em plena crise alimentar.

A comemoração deste dia visa, assim, alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo, alertando para a necessidade da produção de alimentos, promovendo a cooperação entre os países para dar uma resposta rápida através de intervenções que vão de regimes de proteção a programas de apoio agrícola.

Neste ano, atendendo às restrições inerentes à pandemia,  para assinalar o Dia Mundial da Alimentação e com o objetivo de sensibilizar para uma Alimentação Saudável e Sustentável, o Núcleo de Saúde do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, com a colaboração dos professores do Grupo Disciplinar de Biologia-Geologia, irá  fazer uma análise dos hábitos alimentares dos alunos do 9º ano, através de um inquérito preenchido online.

A acrescentar a esta atividade, salienta-se a instalação para a divulgação de sugestões para uma refeição sustentável e saudável, dinamizada pela turma 9ºD da ESEN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.