Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Dia 3 de dezembro comemora-se o Dia Internacional das Pessoas Com Deficiência. As Nações Unidas estabeleceram esta data em 1992, para ser assinalado anualmente, em todo o mundo. Este dia tem como objetivo a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela inclusão das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural. O Grupo de Educação Especial assinalou a data, em parceria com o Plano Nacional de Cinema (PNC) e com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, com uma atividade que se centrou no visionamento do filme «Cordas» por todos os alunos (do pré-escolar ao 12.º ano) do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro. De seguida os professores promoveram a troca de ideias sobre o filme, tendo adaptado o nível do debate às diversas faixas etárias. A partir deste debate, no Pré-escolar e  no 1.º ciclo propôs-se a realização de um desenho, enquanto para os outros níveis de ensino foi proposta a produção de uma frase, por turma, sobre a mensagem do filme.

Estas mensagens foram divulgadas nas diferentes Cordas dos Afetos, que se encontravam no átrio principal de cada escola do Agrupamento.

A atividade foi um momento de reflexão e partilha, que promoveu a equidade, o respeito e a dignidade de tratamento para todos os seres humanos.

Os docentes de Educação Especial agradecem a todos os que participaram no desenvolvimento desta atividade.

E assim aconteceu nas várias escolas do Agrupamento …