Leandro, “O Rei da Helíria” – Várias Abordagens

Leandro, “O Rei da Helíria” – Várias Abordagens

Trabalho realizado pelos alunos do 7.ºD sob orientação da professora Esmeralda Fialho de Cidadania e Desenvolvimento e de História.

Abordagem de grande riqueza interdisciplinar e significativo do ponto de vista dos referenciais em apreço para esse ano de escolaridade. Desenvolvido com as professoras Carla Nobre de Português, Dora Raquel de Educação Física, Benta Seita de Física e Química, Fátima Franca de Matemática, Andreia Carvalho de Ciências Naturais e Fernando Lopes de Geografia.

Esta atividade partiu da leitura de uma obra do PNL, Leandro, “O Rei da Helíria” da escritora Alice Vieira e transforma-se numa reflexão sobre a natureza e o papel, juntando a reflexão sobre o papel enquanto material de uso diário, ao grande papel que cabe a cada cidadão desempenhar na sociedade que tem pela frente. O papel de salvar o planeta, provocando em cada um de nós as perguntas que conduzem à ação justa.

Sublinhe-se a importância da linguagem escolhida numa escola que quer integrar e convoca todos, independentemente das suas diferenças, para a ação de proteger a natureza.

Outro aspeto muito relevante é o corpo e o trabalho com a linguagem corporal e expressiva de um manifesto total.