Ambos os trabalhos realizados se inserem no âmbito da unidade “Technology and Global Issues” do 9º ano de escolaridade da disciplina de Inglês. Esta disciplina com o avançar dos anos de escolaridade aprofunda o seu cariz de Educação para a Cidadania.
Com estes trabalhos procurou-se que os alunos refletissem e pesquisassem sobre problemas globais (muito voltados para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) e, desenvolvendo o seu espírito crítico e criativo, propusessem algumas soluções para o problema sobre o qual se propuseram trabalhar.
O desafio era usar novas tecnologias para prepararem a sua apresentação e pensarem também de que modo a tecnologia poderia contribuir para minimizar os problemas/alcançar os objetivos definidos pela ONU.
Dos vários trabalhos apresentados destacaram-se, em particular, estes dois que aqui se apresentam à comunidade educativa.
O vídeo “Poverty and Illiteracy” mostra como ambos estão interligados; os alunos produziram o seu próprio guião para melhor ilustrar os seus objetivos. O trabalho foi realizado pelos alunos: Diogo Barbosa, Gabriel Mendes e Rafael Putina do 9º6.
O vídeo “Refugees“, elaborado pelas alunas Maria Ferreira e Sara Baião do 9º1 implicou também uma pesquisa séria e criteriosa de imagens, entrevistas e vídeos, não deixando o espetador imune.