ERASMUS+ Robotics and Coding – O projeto

ERASMUS+ Robotics and Coding – O projeto

Robotics and Coding : O lançamento do projeto

Entre 27 de setembro a 1 de outubro decorreu em Bernay, França, o encontro do projeto ERAMSUS+ Robotics and Coding, projeto com o número 2020-I-FR01-KA229-079801.   Os cinco professores portugueses que participaram: António Barreiros, Ana Correia, Isabel Nunes, Maria José Saramago e Rui Baltazar, deram a conhecer aos seus colegas de França, Eslovénia, Grécia e Turquia, um pouco do seu país, a sua escola, bem como do funcionamento do sistema de ensino português.

O parceiro anfitrião (e coordenador do Projeto) é o Lycée Clément Ader, uma escola profissional, em Bernay, cidade da Normandia, a cerca de 180 km de Paris.

Este primeiro encontro teve como principal objetivo a organização dos próximos dois anos de trabalho, bem como, da implementação da programação em Scratch nas várias escolas parceiras. A programação Scratch pode ser utilizada para a criação de jogos e animações, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da motivação dos alunos.

Houve ainda oportunidade para assistir à apresentação de um programa inovador, Le Klub, promovido pelo governo Francês, com o objetivo de promover a descoberta a nível das capacidades pessoais e profissionais de cada indivíduo.

O grupo de professores internacional, participou também participou no encontro “Normandie pour la Paix 2021” https://normandiepourlapaix.fr/ , na edição deste ano, o grande prémio do júri, foi para a Afegã Sonita Alizadeh e para a sua luta pelo fim do casamento forçado.

O professor Rui Baltazar foi entrevistado para a RNJ Web TV – Région  Normandie https://youtu.be/H9PLVU0djSA