16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação

16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação

16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação, uma comemoração criada pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) em 1981, que tem como objetivo chamar a atenção para os problemas relacionados com a alimentação e a nutrição, procurando medidas efetivas para combatê-los.

O que podemos nós fazer?

  • Escolher alimentos nutritivos variados em vez de alimentos ultra-transformados, aumentando a procura de alimentos saudáveis.
  • 2021 assinala o Ano Internacional das Frutas e Legumes, lembrando-nos que devemos comer mais produtos frescos e aprender sobre variedades indígenas.
  • Acrescentar à nossa alimentação proteínas de origem vegetal, como nozes e leguminosas, que são mais baratas do que as proteínas animais e mais generosas para o nosso planeta.
  • Planear e organizar as nossas compras e a confeção dos alimentos de forma a evitar a perda e o desperdício alimentar.
  • Prestar atenção aos selos reconhecidos pela FAO e outros que atestam condições de produção sustentáveis para os produtores e o planeta.
  • Defender regimes alimentares saudáveis e sustentáveis! Falar na sua comunidade e certificar-se da disponibilidade de alimentos saudáveis nas escolas, lares e outros locais públicos.

                                                                                                In Dia Alimentação Brochura 2021

Neste ano para assinalar o Dia Mundial da Alimentação e com o objetivo de sensibilizar para uma Alimentação Saudável e Sustentável, o Núcleo de Saúde do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, com a colaboração dos professores do Grupo Disciplinar de Biologia-Geologia, desenvolveu atividades a fim de promover o consumo de lanches saudáveis e a utilização da dieta mediterrânea.

Neste âmbito, é de salientar a atividade desenvolvida pelos alunos das turmas 9º C e D da ESEN que consistiu numa instalação para divulgação à comunidade escolar de sugestões de receitas saudáveis e das quantidades de sal, açúcar e gordura presentes num lanche saudável e num lanche pouco saudável.

Em parceria com o grupo Auchan foram também desenvolvidas atividades de sensibilização para lanches escolares saudáveis.