ERASMUS+ SOCHAH – Em Portugal

ERASMUS+ SOCHAH – Em Portugal

PROJETO SOCHAH ERASMUS+ em Portugal

Sob a coordenação de Hellin em Espanha, uma vez mais, o Agrupamento de Escolas Emídio Navarro abraçou um projeto em tudo fascinante, com professores e alunos de mais 5 países. O tema – o Património e as tradições.

Numa altura em que Portugal recebe anualmente os melhores prémios de turismo, dar a conhecer a riqueza cultural deste nosso “cantinho” e partilhar com os jovens e docentes, o que de melhor tem cada um dos seus países, é por si só já uma experiência fascinante. Em dezembro de 2019 a Escola recebeu no contexto deste projeto, professores de Espanha, França, Itália, Bulgária e Turquia, numa semana durante a qual todos visitamos a nossa bela Capital, a cidade onde vivemos e trabalhamos e trocamos informação assombrosa, sobre os tesouros de cada país envolvido. Sempre com o recurso inesgotável às novas tecnologias, às redes sociais e mais particularmente à página do Agrupamento para a disseminação de todas as atividades desenvolvidas. 

Em Fevereiro de 2020, foi a vez da equipa portuguesa de alunos e professores, se deslocar a Hellin, Espanha, onde para além da descoberta gastronómica inesquecível, nos levaram a vários locais de interesse histórico desde a antiguidade aos dias de hoje, onde visitamos as cidades históricas de Toledo e Múrcia e pudemos descobrir os tesouros religiosos e culturais destas duas cidades. Em Hellin, terra de tamborileiros, visitamos o museu dos tambores e conhecemos a tradição extrema de milhares de pessoas que todos os anos na Páscoa, desfilam pelas ruas desta cidade tocando nos seus tambores, numa celebração estridente mas motivada por muita fé. 

Interrompidos pela pandemia que assolou o planeta, voltamos só a reencontrar-nos com os atores do projeto neste mês de Outubro de 2021. Desta feita as equipas constituídas por professores e alunos instalaram-se na Pousada da Juventude de Almada, lugar cujas condições para um evento deste pendor são excelentes e cujo pano de fundo é a nossa rica capital. Para além de mais uma visita à cidade e à escola, todos fomos recebidos pela Junta de Freguesia de Almada e pela Direção da Escola. Das saídas do grupo destacaram-se a visita ao centro histórico de Lisboa, a Belém e a Sintra onde visitamos a Quinta da Regaleira, um dos mais ricos lugares em que a História, a Natureza e as tradições coabitam numa harmonia perfeita. Para terminar, o grupo visitou a fantástica zona de Azeitão, o Museu do Trabalho, Michel Giacometti, a fábrica de azulejos São Simão Arte e a grandiosa Serra da Arrábida onde foi possível uma experiência nas praias da zona. No último dia viveu-se o culminar da experiência com a apresentação dos trabalhos em vídeo feitos pelos alunos em grupos multinacionais, a certificação e troca de lembranças e um magnífico jantar de despedida que, como sempre acontece nestes eventos, fez coexistir as lágrimas, os sorrisos, os abraços e a promessa de novos encontros noutros lugares e noutros momentos.

A melhor prova de que estes encontros e o seu conteúdo valem a pena, foram as palavras de uma aluna que no primeiro dia da experiência estava muito tímida e escondida num canto, mas que no último dia quando lhe fizemos a pergunta cliché “De 0 a 10 o que achaste desta experiência?” respondeu sem hesitar “11”.

Texto: Fernanda Rosa-Leeke

Fotos: Daniel Ganço

O vídeo desta magnifica semana: