A Escola Secundária Emídio Navarro (ESEN), sede do agrupamento, localiza-se na Avenida Rainha Dona Leonor. É a escola pública mais antiga do concelho de Almada, tendo sido criada em 24/11/1955, como “Escola Industrial e Comercial de Almada”. Em 1958 passou a designar-se “Escola Industrial e Comercial Emídio Navarro”, ocupando definitivamente as atuais instalações a partir da sua inauguração, em 28/5/1958.
Em 2010, a escola foi reinaugurada após ter sofrido uma intervenção pela Parque Escolar, que resultou na reorganização dos seus edifícios em termos de construção e de funcionalidade. Da requalificação a que foi sujeita, a escola passou a ter uma capacidade para 39 turmas e 885 alunos, com uma dotação de 43 salas de aula, 9 laboratórios, auditório, centro de recursos/ biblioteca, oficinas, 2 ginásios, bar e refeitório, espaços de convívio para alunos, salas de trabalho para professores e campo de jogos.
Desde o ano de 2010, a escola é também um centro UNESCO de “Ciência, Arte e Engenho”. Na atualidade funcionam nesta escola, o 3.º ciclo do ensino básico e o ensino secundário. Neste último nível de ensino, a escola oferece todos os cursos científico-humanísticos e ainda cursos profissionais nas áreas da mecatrónica, da mecatrónica automóvel e da eletrónica, automação e computadores.
A ESEN tem como patrono Emídio Navarro, advogado, conselheiro de estado, ministro, deputado, jornalista e escritor, homenageando assim, um político de relevo, defensor da educação, e um dos mais marcantes defensores dos ideais progressistas nos finais do século XIX. No rasto destes ideais, a escola desenvolveu, ao longo dos anos, uma forte ligação com a comunidade, promovendo projetos de interesse local, articulando os domínios das ciências experimentais, sociais e humanas, artes e tecnologias, numa visão de desenvolvimento sustentável e de práticas de cidadania.