21 272 12 10
geral@aeen.pt

… em Forma R.A.R.A.

  • jogger

DESCRIÇÃO

R.A.R.A.- Reeducação Alimentar & Rotinas de Atividades

O projeto “Andar em Forma R.A.R.A.” teve início no ano letivo de 2020_2021, no período pós pandemia, devido aos dados alarmantes de casos de obesidade infantil em Portugal.
Apesar de ser uma realidade anterior, o confinamento só fez aumentar a desmotivação da população, e crianças em especial, para a prática de atividade física regular, e a falta de cuidados ao nível das escolhas alimentares.

Dois fatores que quando combinados, promovem a maior predisposição para o desenvolvimento de doenças potencialmente fatais. Desde tensão arterial elevada, a doenças cardiorrespiratórias, passando pelas diabetes, colesterol, ansiedade e depressão, encontramos um leque bastante variado de situações que nos podem levar a uma qualidade de vida extremamente debilitante.

Neste sentido, foi desenvolvido este programa que pretende aconselhar/ planear e/ ou orientar os alunos na sua dieta alimentar e atividades diárias, numa vertente preventiva; e disponibilizar aos jovens adolescentes, ferramentas para que adequem as suas escolhas, numa tendência de melhoria da qualidade de vida, presente e futura, e adotem hábitos saudáveis o quanto antes.

As sessões de esclarecimento realizadas ao longo do ano pretendem proporcionar maior conhecimento sobre IMC (índice de massa corporal), apresentar as zonas de referência e a sua importância, e trazer a “discussão” esta problemática, de comer mal e “mexer” pouco, alertando sobre as suas consequências. Temas como Leitura de Rótulos, Roda dos Alimentos Mediterrânica, Frequência Cardíaca, Exercício Físico, Anorexia e Sustentabilidade são alguns dos tópicos abordados na imensidão da Literacia Alimentar.

O SITE (em construção) pretende apresentar um espaço dedicado a Estilos de Vida Saudável, nas várias vertentes, física e mental, através de dicas práticas, simples e acessíveis a qualquer um.

Dimensões:

Projetos Turmas:

Trabalhos desenvolvidos pelos alunos Alimentação: dicas saudáveis (receitas, refeições, importância dos nutrientes…), vídeos, alimentos (importância, benefícios, doses diárias recomendadas…)

Atividade Física:

Planos de treino (iniciante, intermédio, avançado), aquecimento/ alongamentos, musculação, caminhadas, corrida…

Ciência do Corpo Humano:

Sinais que o corpo envia, hormonas, lesões, suplementos…
Visão Global: o Corpo Humano como um todo, a importância da nossa mente no nosso bem-estar (respiração, ansiedade, yoga, criatividade, música, animais, natureza…)

RESPONSÁVEIS

Coordenação do projeto: Nádia Lopes