A Escola Básica D. António da Costa (EDAC), localizada na Avenida Professor Egas Moniz, é a segunda escola pública mais antiga do concelho. Foi criada em 4/7/1959, como “Escola Técnica Elementar”. A partir do início dos anos 70, com a criação do Ciclo Preparatório do Ensino Secundário, passou a designar-se como “Escola Preparatória” e a ocupar o atual edifício.
De então para cá, acompanhando os diversos enquadramentos das políticas educativas, a escola passou por várias transformações e designações, “Escola C+S” e “Escola Básica 2.3”. Atualmente, é assegurada neste estabelecimento a lecionação de turmas de alunos desde a educação pré-escolar até ao 9.º ano de escolaridade. Esta escola mantém igualmente um papel de referência como instituição escolar em Almada, no contributo para a formação escolar e profissional de várias gerações de jovens e na valorização da cultura no concelho.
A EDAC tem como patrono Dom António da Costa, advogado, ministro e escritor, homenageando assim um homem que dedicou grande parte da sua vida, durante o século XIX, às reformas do ensino público, com relevância no ensino superior e no ensino primário.
A Escola Básica D. António da Costa é constituída por 1 edifício com duas alas: a ala do 2.o
Ciclo e a ala do 1.o ciclo e pré-escolar e do 3.o ciclo. Para além do edifício principal a escola
possui ainda um bloco de salas de Música e um pavilhão desportivo.
As instalações da escola foram inauguradas em 1969, e são constituídas por 23 salas de
aula, 6 salas específicas para as disciplinas de Artes Visuais, 2 salas de informática, 2 salas de
Música, sala de Dança, 6 laboratórios de ciências, auditório e Biblioteca. Para a prática
desportiva dispõe de um pavilhão gimnodesportivo e de vários espaços exteriores.