Erasmus + Slowing Down

Erasmus + Slowing Down

O projeto

Os alunos Ana Afonso, Gonçalo Bordonhos Patrícia Costa e Rafael Afonso do Curso de Artes do Agrupamento de Escolas Emidio Navarro e, os professores António Barreiros e Rui Baltazar, apresentaram o projecto ERASMUS+ Slowing Down – A new face of European education, ao professor João Couvaneiro, Vereador da Educação na Câmara Municipal de Almada.

Neste projecto, seis escolas europeias de Itália, Grécia, Letónia,  Polónia, Portugal e Turquia, irão criar uma nova abordagem ao currículo, indo buscar algumas metodologias ao passado, mas sempre com o pensamento no futuro.

Encontro em Thessaloniki - Grécia

Após dois voos muito agradáveis e sem incidentes eis-nos chegadas a Thessaloniki no âmbito do projeto Slowing Down ERASMUS +. 
Receção excelente e calorosa tanto de professores como de alunas logo à chegada. As alunas seguiram com as respetivas famílias, nós para o hotel, onde nos aguardavam os restantes elementos do projeto.
Iniciámos a visita na “9th Gymnasio Kalamaria”onde fomos recebidos com toda a simpatia tanto de professores como de alunos, com cantos, danças além de desenhos feitos por alunos e professores gregos dedicados aos alunos e às delegações  visitantes.
Visitámos a Câmara Municipal de Kalamaria, onde partilhámos danças tradicionais de cada país e apreciámos especialmente o Sirtaki, dança tradicional grega. A vice-presidente contou-nos um pouco da origem e da história da Cidade, nascida para albergar refugiados vindos da Ásia.
Após o almoço partimos para a Marina onde nos esperava um mini-workshop de ginástica relaxante, seguido de um passeio.
De regresso à escola os alunos gregos fizeram-nos uma apresentação sobre a importância e a origem da dança para os gregos.
Por fim, fomos todos convidados a criar uma quadra de uma canção em cada língua, sobre o projeto.
Não podemos deixar de realçar também todas as oportunidades que tivemos de conhecer algumas das especialidades gastronómicas gregas, desde as saladas, passando pela Moussaka ou Pasticcio e com os doces, de que destacamos o Baklava, um doce tradicional grego, com que nos presentearam.

Primeiro encontro - Canakkale – Turquia

Chegamos a Ilium (Tróia)!

Entre os dias 16 e 22 de dezembro de 2018, realizou-se em Canakkale – Turquia, o primeiro encontro do projecto.

Neste primeiro encontro na Turquia, do lado português, participaram os alunos Ana Afonso, Gonçalo Bordonhos, Patrícia Costa e Rafael Afonso do Curso de Artes e os professores António Barreiros e Rui Baltazar.

Entre as muitas actividades desenvolvidas durante este encontro, o destaque vai para a visita cultural à cidade lendária de Tróia (Truva em turco) ou  Ilium como é descrita na Ilíada de Homero.