EDAC – Educação para a Cidadania no Inglês do 9.º ano.

EDAC – Educação para a Cidadania no Inglês do 9.º ano.

Ambos os trabalhos realizados se inserem no âmbito da unidade “Technology and Global Issues” do 9º ano de escolaridade da disciplina de Inglês. Esta disciplina com o avançar dos anos de escolaridade aprofunda o seu cariz de Educação para a Cidadania.

Com estes trabalhos procurou-se que os alunos refletissem e pesquisassem sobre problemas globais (muito voltados para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU)  e, desenvolvendo o seu espírito crítico e criativo, propusessem algumas soluções para o problema sobre o qual se propuseram trabalhar.

O desafio era usar novas tecnologias para prepararem a sua apresentação e pensarem também de que modo a tecnologia poderia contribuir para minimizar os problemas/alcançar os objetivos definidos pela ONU.

Dos vários trabalhos apresentados destacaram-se, em particular, estes dois que aqui se apresentam à comunidade educativa.

O vídeo “Poverty and Illiteracy” mostra como ambos estão interligados; os alunos produziram o seu próprio guião para melhor ilustrar os seus objetivos. O trabalho foi realizado pelos alunos: Diogo Barbosa, Gabriel Mendes e Rafael Putina do 9º6. 

O vídeo “Refugees“, elaborado pelas alunas Maria Ferreira e Sara Baião do 9º1 implicou também uma pesquisa séria e criteriosa de imagens, entrevistas e vídeos, não deixando o espetador imune.