Concurso Interno para Professor Bibliotecário

Concurso Interno para Professor Bibliotecário

Resultados do Concurso

Divulgam-se AQUI os resultados, homologados pelo Sr. Diretor, do Concurso de Professores Bibliotecários.

Aviso de Abertura

Nos termos do disposto na Portaria n° 192-A/2015, de 29 de junho, torna-se público que se encontra aberto o concurso interno para dois lugares de Professor Bibliotecário no Agrupamento de Escolas Emídio Navarro.

Informações gerais

Compete aos professores bibliotecários gerir as bibliotecas do agrupamento enquanto espaços agregadores de conhecimento, recursos diversificados e implicados na mudança das práticas educativas, no suporte às aprendizagens, no apoio ao currículo, no desenvolvimento da literacia da informação, tecnológica e digital, na formação de leitores críticos e na construção da cidadania. Compete-lhes, ainda, garantir serviços de biblioteca a todas as escolas do agrupamento.

O desempenho deste cargo requer o domínio de competências pedagógicas inerentes à profissão docente e qualificação acrescida, adquirida através de formação superior e/ou formação contínua, em biblioteconomia e ciência da informação, nas áreas de gestão e organização de bibliotecas escolares, gestão da informação, leitura e literatura para a infância e juventude, literacia da informação e dos media, literacia tecnológica e digital e gestão de projetos.

Os professores bibliotecários são designados para o exercício de funções pelos respetivos diretores, seguindo os requisitos estipulados na portaria 192-A/2015. Caso numa escola não exista um docente que reúna esses requisitos, há lugar à abertura de um procedimento concursal externo (ver abaixo), sendo todo o processo regulado pela referida portaria.

Documentos de candidatura

• Minuta para declaração de interesse
• Documento para sistematização de pontuações

Legislação de suporte

• Portaria n.º 192-A/2015 de 29 de junho

Outras informações úteis podem ser consultadas AQUI