ERASMUS+ Robotics and Coding – 2º Encontro

ERASMUS+ Robotics and Coding – 2º Encontro

Decorreu entre os dias 20 e 26 de março o segundo encontro do Projeto Erasmus + Robotics and Coding, dinamizado por um grupo de professores do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro e que conta com mais quatro escolas profissionais europeias, situadas em França, Eslovénia, Grécia e Turquia. Ao longo desta semana os trabalhos deste projeto decorreram num dos espaços do emblemático Convento dos Capuchos, gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Almada.

Este projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento da programação e da robótica nos cursos profissionais, que vem acrescentar novas competências aos alunos que adquirem estas aprendizagens. Desta forma, os discentes envolvidos no projeto desenvolvem não só os seus conhecimentos, como também se sentem motivados e ambicionam adquirir estas e outras competências, não só em Portugal, mas também, noutros países da Europa. É um projeto que comprova, cada vez mais, que o ensino profissional é um ensino de qualidade.

Ao longo desta semana, os professores envolvidos no projeto tiveram oportunidade de aprender mais sobre a robótica e sobre a construção de robôs e puderam, ainda, pôr os seus conhecimentos em prática. Cada equipa construiu e personalizou o seu próprio robô, apresentando este excelente trabalho no último dia do encontro.

Entre os vários oradores presentes ao longo destes dias destaca-se o nosso colega Ludgero Leote, que muito honrou a todos com a sua presença e onde ajudou a desenvolver o “Lego Spike Prime”.

No final, o balanço foi bastante positivo e, mais uma vez, o Agrupamento de Escolas Emídio Navarro deu provas da qualidade do seu trabalho a nível internacional, mostrando o seu comprometimento e eficácia na realização das atividades propostas.

A equipa do Projeto Robotics and Coding

Entrevistas aos Coordenadores durante o encontro de Portugal

As entrevistas aos coordenadores deste projeto, realizadas pela TV ALMADA, podem ser visualizadas nos seguintes endereços:

Didier Hochet – Coordenador do Projeto e Coordenador de FRANÇA https://youtu.be/C38G8Jlb5l4

Emine Içoz – Coordenador nacional da TURQUIA https://youtu.be/Ygswp1ziIn4

Klavdija Spur Jereb – Coordenadora nacional da ESLOVENIA  https://youtu.be/TmiRA-Ok-_w

Konstantinos Volteas – Coordenador nacional da GRÉCIA  https://youtu.be/kRJd98YEEWA

Rui Baltazar –  Coordenador nacional de PORTUGAL https://youtu.be/obYfgmgqk-A

Mais informações sobre o evento: