Erasmus + Go Green with Smart IT – Em Barcelona

Erasmus + Go Green with Smart IT – Em Barcelona

Entre os dias 4 e 8 de abril de 2022, decorreu o encontro de Barcelona do Projeto ERASMUS+, GO GREEN WITH SMART IT, com a participação de professores e alunos de 5 países: Bulgária, Espanha, Finlândia, França e Portugal.

A Equipa Portuguesa foi representada pelas professoras Amélia Diaz e Isabel Santos Nunes assim como pelos alunos António Bento, David Silva, Duarte Serafim, Gonçalo Almeida, Ivan Martins, João Miranda e Rodrigo Fernandes do 11º PEL.

 

Este projeto tem como finalidade a preservação e sustentabilidade do ambiente recorrendo à tecnologia.

Durante esta semana os alunos foram divididos em equipas compostas por 1 ou 2 alunos de cada país, num total de cinco equipas, que durante as várias sessões de workshop foram realizando trabalhos de eletrónica e programação como, por exemplo, controle da posição de um painel solar de acordo com a posição do sol, de modo a obter-se o maior rendimento possível, entre outros.

Teve também lugar uma visita ao Estádio do Clube RCD Espanyol de Barcelona, considerado um estádio pioneiro em sustentabilidade, onde foi possível perceber todos os aspetos aí tidos em conta, nesse sentido.

Para além desta vertente técnica, houve também oportunidade de efetuar visitas culturais aos lugares mais emblemáticos de Barcelona, onde cada grupo de alunos realizava atividades criativas como jogos e fotos que culminaram com a apresentação de um vídeo de cada equipa.

Para todos os participantes foi uma experiência enriquecedora quer em termos de relações humanas com os participantes dos outros países, quer em termos técnicos.

O filme realizado pelos alunos, poderá ser visualizado no endereço https://youtu.be/uE_NVZmymFs

Amélia Diaz e Isabel Santos Nunes