Erasmus + CULT-TIPS – Em Milão

Erasmus + CULT-TIPS – Em Milão

O encontro CULT-TIPS, em Milão, iniciou-se com um  evento multiplicador no MUBA – Museu das Crianças, com uma visita guiada a esta fantástica instituição. 

Após a explicação do projeto aos convidados, seguiram-se as apresentações de cada um dos parceiros sobre a fase de testagem dos planos de aula para a introdução de metodologias do pensamento computacional com alunos do 1.º Ciclo. Portugal foi representado pelos professores Pedro Campos e Marta Baluga, do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro. 

Houve ainda tempo para se ouvirem os depoimentos de Giovanni Fragale e Dario Fantini, da Digital Bros Game Academy, sobre o ensino da codificação a crianças através da programação de jogos, e de Federica Gambel, da empresa Coder Kids, numa apresentação sobre o ensino da codificação nas Escolas.

Após um curto debate final entre todos os participantes, houve ainda tempo para, em jeito de “espionagem educativa”, depararmo-nos com uma agradável surpresa no MUBA – o fantástico livro “Lá Fora”, da editora portuguesa Planeta Tangerina.

O segundo dia do encontro CULT-Tips, em Milão, iniciou-se com uma reunião dos parceiros de projeto onde se preparou o encontro final nos Países Baixos e se acertaram detalhes no MOOC. Houve ainda tempo para dar conta dos desenvolvimentos relativos aos Multiplier Events em cada país e visitar a Cascina Cucagna, esta única antiga quinta no centro de Milão onde ocorreram as reuniões.

De tarde, guiados pelas nossas competentíssimas organizadoras Giovanna Hirsch e Federica Pascotto, os presentes viajaram no tempo com as visitas ao Castelo Sforza, ao Museu Civici di Milano,  à Basílica di Santa Maria delle Grazie e à Capela de San Bernardino alle Ossa.

Os Portugueses estão em todo o lado e os métodos do pensamento computacional também!

Pedro Campos

Poderá obter mais informações sobre este projeto em https://culture4schools.eu/