ERASMUS+ Bolonha

ERASMUS+ Bolonha

Entre 26 de março e 2 de abril, quatro professoras do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro (AEEN) frequentaram o curso «Special needs and inclusive education, the Italian experience of overcoming segregation», que decorreu na cidade italiana de Bolonha. O curso faz parte do Projeto Erasmus+, projeto gerido pela ELA (Erasmus Learning Academy), um centro de formação que se foca na conceção e implementação de cursos de formação para professores, auxiliares de ação educativa e estudantes com o apoio de programas europeus.

Este curso de formação visa fornecer aos docentes uma série de estratégias, metodologias e ferramentas para incluir todos os alunos e dar a conhecer como funciona a educação inclusiva em Itália. Assim, as professoras envolvidas participaram intensivamente nas sessões de trabalho, que decorreram durante seis dias, entre as 8 e as 14:30.

Os encontros foram dinâmicos e bem estruturados, contando para tal com um formador bastante interativo, que explicitou o modelo italiano de educação inclusiva e a forma como superaram a segregação, alcançando assim a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular. As sessões serviram igualmente para conhecer e discutir estratégias de ensino bem como realizar atividades práticas promotoras da participação e da aprendizagem, num diálogo constante entre as docentes portuguesas, romenas e os professores italianos. De forma a consolidar estes ensinamentos, as formandas visitaram uma escola profissional de Bolonha, na qual puderam observar in loco e dialogar com professores italianos sobre o trabalho implementado.

Para além do tempo dedicado à formação propriamente dita, a organização do curso preparou algumas atividades de natureza cultural, que incluíram visitas a lugares emblemáticos da cidade: a Biblioteca de Bolonha, que ocupa o espaço da antiga Universidade de Bolonha, a mais antiga da Europa; as Due Torres; a Piazza Maggiore; a Basílica de São Petrónio.

As docentes pretendem replicar as informações relevantes do curso ao seu grupo de recrutamento e posteriormente aos professores do AEEN, pois as aprendizagens apresentam-se relevantes para toda a comunidade educativa.

As docentes:

Ana Paula Santarém Gr. 110

Matilde Nídia Farinha Gr. 910

Sónia Lapa Gr. 910

Vera Borralho Gr. 910