ERASMUS+ Robotics and Coding – Turquia

ERASMUS+ Robotics and Coding – Turquia

Entre os dias 9 e 13 de maio decorreu em Antalya, na Turquia, o terceiro encontro do projeto Erasmus+ Robotics and Coding. Este projeto tem como parceiros de Portugal mais quatro escolas de países como a Turquia, Eslovénia, Grécia e França, que é o país que detém a coordenação do projeto.

De Portugal rumaram à Turquia os professores Ana Correia, António Barreiros, João Pedreiro, Marina Neves, bem como, o Diretor do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, o Professor António Neves.

Ao longo da semana, os professores receberam formação em programação e o objetivo final foi a realização de um projeto, onde a equipa aplicou os conhecimentos adquiridos. No caso da equipa portuguesa, o grupo optou pela programação de um robô que seguia uma linha. Os grupos de trabalho foram bastante recetivos à atividade proposta e com grande ânimo e empenho, os projetos foram concluídos com sucesso. Os trabalhos finais foram apresentados no último dia do encontro.

Para além da formação e do trabalho desenvolvido, os parceiros turcos levaram todos os participantes neste encontro a visitar os locais mais emblemáticos de Antalya, bem como de um outro local próximo, Side. Todos tiveram o privilégio de visitar várias cascatas em Antalya, as ruínas de Aspendos e as cascatas de Manavgat.

Após o término desta semana, todas as equipas se mostraram bastante satisfeitas com as aprendizagens feitas e com o trabalho partilhado. Em especial, a equipa portuguesa trouxe, mais uma vez, a bagagem cheia de conhecimento e o sentimento geral dos cinco professores foi o de realização e de concretização de mais um grande projeto, que pode melhorar bastante o desempenho profissional dos nossos professores e, consequentemente, melhorar as aprendizagens dos nossos alunos.

A equipa portuguesa