Erasmus + CULT-TIPS – na Holanda

Erasmus + CULT-TIPS – na Holanda

Nos dias 11 e 12 de julho, realizou-se a mobilidade final do projeto ERASMUS+ CULT-TIPS, na cidade de Leeuwarden, na Holanda.

 O acolhimento e boas-vindas dos parceiros concretizou-se no centro de arte e cultura Kunstkade.

Após a visita a Kunstkade, foi realizada a primeira reunião de trabalho no escritório Learning Hub Friesland. Foi efetuada uma introdução oficial pelos parceiros Simon e Anastasija e discutida a agenda e respetivas atividades referentes aos dois dias de mobilidade.

Cada parceiro fez um balanço da divulgação e avaliação do projeto. Portugal foi representado pelos professores Célia Vilar, Pedro Campos, Marta Baluga e Susete Paixão, do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro.

Uma das reuniões de trabalho teve a presença, por videoconferência, do professor Rui Baltazar, coordenador do projeto. Foi feita a divulgação e balanço do projeto em Portugal, discutida a finalização de toda a produção intelectual e eventos multiplicadores com indicadores extremamente positivos para toda a comunidade educativa.

Além das reuniões de trabalho, todos os parceiros da mobilidade tiveram a oportunidade de participar no programa BOSK e visitar o Museu Frisian, no âmbito do programa Arcadia.

Também, foi realizado um passeio de barco e a pé por Leeuwarden, para conhecer os pontos principais da herança cultural, arquitetónica e gastronómica da cidade.

O culminar deste projeto revelou-se uma experiência extraordinariamente enriquecedora para todos os envolvidos. Tornando as aprendizagens mais significativas com base no pensamento computacional e das ferramentas digitais. Divulgando o património cultural (arte(s), história da(s) arte(s), herança cultural) , partilhando e sobretudo conhecendo-o e dando-o a conhecer. 

A equipa Portuguesa: António Barreiros, Célia Vilar, Pedro Campos, Marta Baluga, Rui Baltazar e Susete Paixão

Poderá obter mais informações sobre este projeto em https://culture4schools.eu/