Navegar no MAR DA PALHA é o nome dado ao projeto interdisciplinar e intergeracional, que visa dinamizar (navegar) o jornal escolar MAR DA PALHA, fazendo dele uma ferramenta de combate à desinformação (navegar na palha) e que pretende transbordar para fora das margens da escola.
Um projeto que convoca ao debate e à reflexão dos assuntos prementes da atualidade e dá a palavra às inquietações e interesses desta geração, favorecendo o pensamento crítico, analítico e informado nos jovens e o domínio da expressão escrita e oral.
Com uma estética contemporânea apelativa, e plural nas suas ideias, conteúdos e colaboradores, gradualmente, o jornal será alargado para outros formatos, trabalhando numa lógica digital e multiplataforma que mantenha um fluxo dinâmico de comunicação e interações permanentes com o seu público: redes sociais e conteúdos digitais (podcast e edição gratuita do jornal), debates abertos à cidade (se possível, sempre a “céu-aberto”) e ainda através da sua histórica edição em papel.
Assente numa variável equipa de redação, mas sempre composta apenas por alunos, o MAR DA PALHA pretende continuar a ser um meio privilegiado para, semestralmente, dar voz a toda a comunidade escolar, através de um espaço dinâmico e informal de leitura, escrita, investigação e debate, onde os jovens possam dar voz às suas inquietações e refletir nos desafios globais da atualidade, com a máxima liberdade e autonomia.
Parceiros de projeto: AEEN – Agrupamento de Escolas Emídio Navarro; PNL – Plano Nacional de Leitura (Movimento 14/20 a Ler); Bibliotecas Escolares do AEEN; ALETRIA – Biblioteca Itinerante (Associação Cultural Casa Invisível); Vera Moutinho – Jornalista e Professora de Literacia Mediática na Escola Superior de Comunicação Social; e Plateia D’Ilusões – Estúdio de Som.
Está a levantar-se uma onda!
Coordenação do projeto: Sara Cacela (coordenador da equipa de profs. bibliotecários do AEEN)
Coordenação editorial: Ana Maltez e Fernanda Pedro (professoras de História); João Tempera e Luís Pulido (ALETRIA, Biblioteca Itinerante – Associação Cultural Casa Invisível).
A cada lançamento, promove-se um debate aquando do lançamento público da edição do jornal.
Escreva nos [mardapalha@aeen.pt] as suas sugestões, críticas, opiniões e ideias, de modo a que o próximo número do MAR DA PALHA seja sempre melhor que o anterior.